Granola caseira para preguiçosas de paladar refinado

Desde que eu descobri que fazer granola em casa é a coisa mais fácil do mundo, eu nunca mais comprei (nem pretendo comprar) granola pronta. Não sei porque a gente institui que algumas coisas são tão difíceis de fazer e isso vira uma certeza absoluta, sendo que bastava apenas pesquisar a receita no google para constatar que qualquer pessoa, mesmo as mais preguiçosas (tipo eu) ou desprovidas de habilidade culinária (tipo eu também kkkk), conseguem fazer numa boa.

O bom da granola é que você consegue personalizar e escolher os itens (castanhas, sementes e frutas) de acordo com o seu gosto e com o seu bolso, seguindo a proporção que deixo aqui embaixo. Fazer a própria granola é garantia de qualidade, pois sabemos exatamente o que colocamos nela e em qual quantidade.

A melhor granola que você já comeu

1 xícara de aveia inteira
1 xícara de flocos de arroz
1 xícara de castanhas variadas e picadas (eu gosto de castanha de caju, amêndoas e nozes)
1 xícara de sementes variadas (normalmente eu coloco semente de abóbora e pepitas de girassol)
1 xícara de frutas desidratadas e picadas (minhas preferidas são cranberry, damasco e tâmaras)
3 colheres de sopa de óleo de côco
1 pitadinha de sal
1/2 xícara de melado ou mel

Misture tudo (menos as frutas desidratadas) numa vasilha. Despeje numa assadeira grande, de modo que a granola fique espalhada numa camada fina (e não super amontoada). É importante usar uma assadeira que tenha um bom antiaderente ou então forre com papel Dover (foi o que melhor funcionou pra mim). Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 15 minutos. A granola só ficará crocante depois que esfriar, tá? Transfira para uma vasilha e adicione as frutas desidratadas. Deixe esfriar completamente antes de guardar num pote hermético.

É possível fazer metade da receita, caso você não consuma muita granola ou não tenha uma assadeira grande, tá?

Você reparou nessa cumbuquinha fofa que aparece nas fotos? Fui eu mesma que fiz! Você pode comprar minhas cerâmicas aqui e também acompanhar meu trabalho no @eibonitaceramica ♥︎